PROCESOS DE REVISAO POR PARES

Todos os artigos apresentados para publicação são submetidos a um rigoroso processo de revisão e avaliação.

 

  1. Todos os artigos apresentados para publicação serão submetidos a uma avaliação inicial pelo Comitê Editorial, que decidirá se submeterá a uma avaliação anônima por pares.
  2. Os pares para cada trabalho apresentado serão pelo menos dois especialistas da comunidade acadêmica regional ou internacional, com reconhecida experiência na tema do trabalho, provenientes de diferentes e prestigiadas instituições.
  3. Com base na resposta recebida dos pares, o Comitê Editorial decidirá sobre a aceitação dos trabalhos.
  4. Durante o processo de revisão ou avaliação, será utilizado o sistema de avaliação duplo-cego; a identidade das autoras e dos autores, das e dos pares que realizam a avaliação é mantida em total anonimato. Por isso, a Revista se compromete com a absoluta reserva dos julgamentos ou opiniões das e dos pares e só compartilhará as recomendações específicas com o autor ou a autora. Da mesma forma, as pessoas que realizam a arbitragem devem evitar identificar o resultado de suas avaliações e qualquer formato utilizado para realizar tal atividade.
  5. A avaliação será realizada com total imparcialidade e deve enfatizar a relevância e pertinência do tema ajustado às linhas editoriais e de acordo com os critérios específicos indicados abaixo. 
  6. A avaliação será realizada de acordo com os seguintes critérios:
  1. originalidade e extensão do trabalho, em todas as suas partes ou dimensões (título, resumo, revisão de literatura, conclusões, etc.); 
  2. preparação adequada do resumo; 
  3. clareza e coerência do discurso; 
  4. domínio do conhecimento comprovado; 
  5. organização interna adequada; 
  6. rigor científico;
  7. atualidade e relevância das fontes ou referências (consulta de fontes científicas);
  8. contribuição para pesquisas futuras na área;
  9. novas contribuições para o conhecimento do objeto; 
  10. conformidade com os padrões editoriais atualizados;
  11. critérios técnicos quanto à redação e ortografia do documento, em seus conteúdos em espanhol e inglês.
  1. As avaliadoras e os avaliadores farão as avaliações com espírito construtivo, com argumentos sólidos, mesmo quando considerarem que os trabalhos devem ser rejeitados; portanto, na medida do possível, qualquer detração, crítica, objeção ou limitação deve ser comentada e/ou explicada, a fim de ser enviada às autoras ou aos autores.
  2. Ao final da avaliação, cada pessoa avaliadora resumirá, no formato fornecido pelo Comitê Editorial ou em folhas anexas, suas apreciações gerais sobre o trabalho e apresentará as correções específicas, observações e recomendações.
  3. Toda avaliação incluirá uma decisão final, em uma das seguintes modalidades: 
    1. aprovado, 
    2. aprovado com observações menores ou leves, 
    3. aprovado com observações substanciais ou 
    4. rejeitado.
  4. Para a Revista é um compromisso fundamental gerar respostas rápidas às solicitações que recebe, sem comprometer o rigoroso processo de avaliação; neste sentido, os avaliadores terão um prazo não superior a 30 (trinta) dias corridos, para realizar a avaliação e entrega de suas recomendações, contados a partir do momento da aceitação do convite realizado.
  5. As pessoas que compõem o Conselho Editorial podem submeter manuscritos de sua autoria ao processo de avaliação. No entanto, o número de artigos publicados por membros do Conselho Editorial será limitado a um artigo para cada número. As pessoas que compõem o Comitê Editorial não podem fazê-lo.