A (des)consideração do gênero nas decisões do Supremo Tribunal Federal brasileiro sobre os direitos das mulheres trans

Autores/as

  • Paula Franciele Silva Universidade La Salle
  • Clarissa Campani Mainieri Centro Universitário Ritter dos Reis

DOI:

https://doi.org/10.58238/igal.v1i2.27

Palabras clave:

gênero; violência estrutural; princípio da igualdade; decisões judiciais

Resumen

As mulheres transexuais são vítimas de diversas formas de violência, reflexo da violência de gênero que opera como uma das raízes que sustentam a violência estrutural e os crimes de Estado. O Supremo Tribunal Federal (STF) por seu caráter contramajoritário e como guardião do texto constitucional deve atuar a fim de reduzir as desigualdades sociais. Por essa linha, o presente artigo discute a partir de uma perspectiva crítica as razões pelas quais o gênero deve ser o elemento norteador das decisões judiciais que versem sobre direitos e garantias das mulheres transexuais. O método utilizado para o desenvolvimento da argumentação é a revisão bibliográfica combinada com a análise de julgados da corte superior. O caso analisado é o RE 845779, ainda pendente de decisão final, que trata sobre a possibilidade de mulheres transexuais utilizarem banheiros públicos de acordo com sua identidade de gênero.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paula Franciele Silva, Universidade La Salle

Doutoranda em Direito e Sociedade pela Universidade La Salle - bolsista institucional. Mestra em Direitos Humanos pela Uniritter - Centro Universitário Ritter dos Reis. Advogada.

Clarissa Campani Mainieri, Centro Universitário Ritter dos Reis

Mestranda em Direitos Humanos na UniRitter - Centro Universitário Ritter dos Reis. Pós-Graduada em Direito pela UniRitter.

Descargas

Publicado

2023-06-06

Cómo citar

Silva, P. F., & Campani Mainieri, C. (2023). A (des)consideração do gênero nas decisões do Supremo Tribunal Federal brasileiro sobre os direitos das mulheres trans. Revista IusGénero América Latina, 1(2). https://doi.org/10.58238/igal.v1i2.27