Supremacia masculina nos partidos políticos: Violência política simbólica contra as mulheres?

Autores

  • Salete Maria da Silva Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.58238/igal.v1i1.10

Palavras-chave:

partidos políticos, supremacia masculina, violência política, violência simbólica

Resumo

Este artigo aborda a dimensão simbólica da violência política contra as mulheres, tomando por base a questão da supremacia masculina no âmbito dos partidos políticos e o reflexo disto no imaginário social e no exercício dos direitos políticos pela parcela feminina da sociedade.
Neste sentido, e com base em estudos bibliográficos e documental, associado à observação participante em diversos debates e ações políticas sobre o tema, advoga-se pela adoção de uma perspectiva feminista crítica ao deficit democrático de gênero e raça no seio partidário, estimulando a produção de pesquisas científicas que deem conta da violência política simbólica, não tipificada na recente Lei 14.192/2021, que estabelece normas para prevenir, reprimir e combater a violência política contra a mulher durante as eleições e no exercício de direitos políticos e de funções públicas no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-11-09

Como Citar

Silva, S. M. da. (2022). Supremacia masculina nos partidos políticos: Violência política simbólica contra as mulheres?. Revista IusG´énero América Latina, 1(1). https://doi.org/10.58238/igal.v1i1.10

Edição

Seção

Articles