Experiências comunitárias de socialização do conhecimiento jurídico: Movimientos sociais e acesso à justiça
DOI:
https://doi.org/10.58238/igal.v3i1.67Palabras clave:
educação jurídica popular, conhecimento jurídico, movimentos sociais, acesso à justiça, direitos humanosResumen
A educação jurídica popular promovida pelos movimentos sociais há quase cinco décadas forjou-se como resistência política e epistêmica ao conhecimento jurídico excludente. A partir de duas experiências de educação jurídica popular (Promotoras Legais Populares e Juristas Populares), demonstramos que a democratização do conhecimento é um poderoso instrumento para o empoderamento pessoal, coletivo e da vida comunitária, instrumentando o acesso à justiça para a população vulnerabilizada. O presente trabalho realiza pesquisa-ação de cunho qualitativa, a partir de metodologia hipotético-dedutiva, mediante as técnicas de pesquisa histórica, bibliográfica e comparativa.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
CC BY-NC-ND 4.0 - Creative Commons Atribución/Reconocimiento-NoComercial-SinDerivados 4.0 Internacional
Esta licencia requiere que los reutilizadores den crédito al creador. Permite a los reutilizadores copiar y distribuir el material en cualquier medio o formato de forma no adaptada y únicamente con fines no comerciales.
- BY: El crédito debe ser otorgado a usted, el creador.
- NC: Solo se permite el uso no comercial de su trabajo. No comercial significa que no está destinado ni dirigido principalmente a una ventaja comercial o una compensación monetaria.
- ND: No se permiten derivados ni adaptaciones de su trabajo.